24.7.07

Diversidade na mudança

Do fundão vozes ressoam
quase nunca valorizadas
tudo vale, tudo é útil na inclusão,
na pluralidade da ampla participação

Vamos falando baixinho e chegando
mais perto, devagarinho,
um processo diferenciado,
lento, participativo, pensado.


Radical é o geral,
das partes pro todo e todo para as partes,
tudo junto misturado
se constrói a sólida arte.

A beleza de um rio está na sua complexidade,
o valor de uma pessoa está na sua vontade,
de fazer melhor e fazer diferente,
de tentar mudar agora com olhar à frente.


Arte é vida, vida é arte.
ilusões e fantasias, fenômenos e realidade
aquele que ama a vida tem como
premissa a diversidade.

----
Notícias do III EEEA
Começa amanhã e vai até o dia 28 de julho, em São José do Rio Preto, o III EEEA - Encontro Estadual de Educação Ambiental - "Nas águas a EA: produções e políticas". É o ponto culminante do processo de consulta pública à minuta PEEA - Política Estadual de Educação Ambiental, que vai definir como deverá ser implementada a EA tanto no ensino formal quanto informal. Vai reunir educadores e educadoras ambientais de todo o Estado de São Paulo para pensar a construção da PEEA.

Esses eventos são extremamente ricos. Nos permitem o contato com experientes educadores ambientais, como com aqueles que estão começando a se interessar pela área, a enxergar o grnade potencial emancipatório e transformador que tem a educação ambiental.

Nos próximos dias pretendo registrar aqui com fotos, entrevistas, depoimentos e relatos um pouco dos bastidores do evento. Personagens da construção da PEEA, as conversas de corredor, momentos marcantes, as personalidades presentes, impressões de jovens e adultos, experientes e inexperientes etc.

Até lá!

Leia mais…

2.7.07

Pra você, o que é ser jovem?

Esses dias chegou um e-mail na minha caixa postal com a seguinte pergunta: "Pra você, o que é ser jovem?"

A pergunta faz parte de uma enquete que a ONG Aracati está promovendo para integrar um material destinado a Gestores Públicos sobre Políticas Públicas de Juventude. A resposta necessitava ser sintética. Fiz o possível para ser curto e grosso e ao mesmo tempo não ser totalmente superficial.

Minha resposta foi a seguinte:

"É viver uma instabilidade potencializada pela formação cognitiva, ética, espiritual, corporal e inserção ao sitema social. É viver uma grande responsabilidade, pois indívíduos em construção têm mais chance de construir um coletivo diferente. Ser jovem é ser considerado flecha, apesar de viver intensamente como flecha e como arco."

E pra você, o que é ser jovem?

Leia mais…