2.7.07

Pra você, o que é ser jovem?

Esses dias chegou um e-mail na minha caixa postal com a seguinte pergunta: "Pra você, o que é ser jovem?"

A pergunta faz parte de uma enquete que a ONG Aracati está promovendo para integrar um material destinado a Gestores Públicos sobre Políticas Públicas de Juventude. A resposta necessitava ser sintética. Fiz o possível para ser curto e grosso e ao mesmo tempo não ser totalmente superficial.

Minha resposta foi a seguinte:

"É viver uma instabilidade potencializada pela formação cognitiva, ética, espiritual, corporal e inserção ao sitema social. É viver uma grande responsabilidade, pois indívíduos em construção têm mais chance de construir um coletivo diferente. Ser jovem é ser considerado flecha, apesar de viver intensamente como flecha e como arco."

E pra você, o que é ser jovem?

2 comments:

A rede de educação ambiental de goias said...

Boa resposta Bruno...
Também respondi a pergunta para a Aracati... segue a minha contribuição:

Ser jovem é ter vontade de fazer mais. Energia. É estado de espírito e respeito à diversidade, pois a juventude é plural e tem diversas tribos. Ser jovem é antes de tudo a tentativa de compreender o mundo a nossa volta.


Diogo Damasceno Pires, 22 anos
Acadêmico de Ciências Sociais da UFG, integrante do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás (CJ-GO) e da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (Rejuma).

Anonymous said...

"Ser Jovem é nunca deixar de sonhar mesmo que os sonhos estejam distantes de nós."
"Ser Jovem é ter força para superar o insuperavel, atingir o inatingivel e realizar mais do que o mundo espera que façamos."
"Ser Jovem é viver intensamente cada momento não se arrependendo de nada, mas aprendendo com os erros do passado e fazendo a diferença no futuro."