23.6.08

Moradores fazem protesto contra a Petrobras no litoral paulista

Manifestantes pedem retirada imediata das famílias que moram bairro onde solo foi contaminado por petróleo

SÃO SEBASTIÃO, SP - Os moradores do bairro Itatinga, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, fizeram nesta segunda-feira, 23, um protesto em frente a unidade da Petrobras para pedir a retirada imediata das famílias que moram em uma área onde o solo foi contaminado por resíduos de petróleo, há quase três décadas. Segundo os manifestantes, desde quando os resíduos foram descobertos no quintal de uma casa, há dois anos, os moradores começaram a ficar doentes e alguns desenvolveram até câncer.

"Em apenas uma rua existem quinze casos, inclusive de crianças com câncer", disse uma das organizadoras do movimento, Débora Siqueira. Com faixas, as famílias pediam atenção da Petrobras para o problema. "É
um verdadeiro descaso. A Petrobras prometeu retirar as famílias do local e não fez nada até agora", completou. Em março o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Petrobras retirasse, imediatamente, oito famílias do local, mas a ordem não foi cumprida. Existem ainda outras 76 famílias que estão na mesma área de risco.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) está avaliando os relatórios produzidos pela Petrobrás e deve divulgar um parecer sobre o nível de contaminação do bairro em três semanas. "O diagnóstico ambiental é de competência da Petrobrás e a Cetesb está analisando o que foi estudado. É uma análise da qualidade desse laudo. Se estiver errado ou inconsistente, a Cetesb vai exigir as adequações", informou o superintendente do litoral norte, João Carlos Milanelli. "Chamamos de borra de petróleo formada por vários tipos de hidrocarboneto, substâncias que tem potencial tóxico. O que estamos analisando é se o estudo da Petrobras sobre as substâncias está correto". O relatório tem 14 mil páginas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Petrobrás, a rua citada pelos moradores - Rua Gisele de Oliveira - onde supostamente estariam surgindo casos de doenças graves, não pertence à área onde foi detectada a existência de resíduos. Nesta rua, segundo estudos feitos pela Petrobrás, não há sinais de hidrocarboneto.

Por Simone Menocchi - O Estado de S.Paulo

Leia mais…

14.6.08

O brasileiro alugou o Brasil, mas paga a conta

Já dizia o grande poeta Raul Seixas, em sua música Aluga-se:

"A solução pro nosso povo
Eu vou dá
Negócio bom assim
Ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui
É só vim pegar
A solução é alugar o Brasil!...
Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá prá alugar"

Pois é, os gringos entraram e trouxeram um modelo político-econômico no qual o lucro é privado, mas o ônus é social. Raul só errou nisso: alguém tem de pagar alguma coisa. É assim que funciona. E se o lucro é do proprietário, de quem é o prejuízo?

O vídeo abaixo mostra uma manifestação pacífica da Via Campesina na sede da Votorantim Energia, na cidade de São Paulo (texto do post anterior). O ato faz parte da jornada de lutas da Via Campesina para denunciar a exploração social e ambiental das grandes empresas no Brasil, principalmente as estrangeiras.

No caso em questão a conta quem paga é o cidadão, que com seus impostos financia não só os subsídios que governos federais e estaduais dão para essas empresas. Financia também o salário e a estrutura da segurança que deveria ser pública, mas que reprime uma manifestação social em favor de uma grande corporação capitalista.

Leia mais…

12.6.08

Ocupação no prédio da Votorantim Energia

Hoje [ontem] pela manhã, o prédio da Votorantim Energia foi ocupado em protesto contra a nova tentativa de construção da barragem de Tijuco Alto no Vale do Ribeira.

A ação, que contou com aproximadamente 600 pessoas, e uma das muitas mobilizações organizadas este ano por diversos movimentos sociais, grupos e organizações ambientalistas, comunidades indígenas, caiçaras, quilombolas e ribeirinhas.

A barragem de Tijuco Alto, se aprovada, será construída para fornecer energia elétrica exclusivamente para a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio, do grupo Votorantim), e causará grandes impactos ambientais e sociais. Os estudos de impacto ambiental da empresa foram reprovados duas vezes pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a licença para a construção da barragem foi cassada pelo ministerio público da última vez que a empresa tentou aprovar o projeto.

A ocupação durou pouco tempo. A polícia entrou com violência no local, usando bombas de gás, dando tiros para o alto e batendo nos manifestantes. Algumas pessoas se feriram, não há número preciso ainda.

O Vale do Ribeira é o último grande maciço de Mata Atlântica do Brasil. E o Lagamar (região da foz do rio Ribeira) é uma região de uma especificidade geográfica tão grande que abriga uma das maiores riquezas naturais do mundo em termos de importância estratégica para a biodiversidade. A ponto de ser um lugar que foi nomeado pela UNESCO como patrimônio natural da humanidade. Mas a região não foi incluída no Estudo de Impacto Ambiental, a pesar de a legislação brasileira determinar que os estudos devam ser feitos em toda a bacia hidrográfica.

Uma barragem do porte da barragem de Tijuco Alto, além da destruição necessária para a própria inundação da região, além de todos os impactos causados rio abaixo, requererá que se abram estradas grandes em meio a esse oásis de floresta (uma turbina não passa pelas estradas que ali existem), além de puxar um enorme sistema de estrutura para amparar a construção dessa enormidade. Seria o início de um intenso e poderoso processo de"desenvolvimento" predatório da última região do estado de São Paulo que ainda mantém muitas das suas características naturais originais, e ainda abriga uma grande quantidade de comunidades tradicionais quilombolas, guaranis, ribeirinhas e caiçaras.

O rio Ribeira é o último grande rio do estado de São Paulo que ainda não foi represado por barragens.

Para maiores informações sobre os impactos, veja os vídeos:

"Em defesa do Rio Ribeira de Iguape"

"Caminhada contra a Barragem de Tijuco Alto"


"Audiência Pública Tijuco Alto"

Para mais informações, documentos e atualizações sobre o processo, veja o site:
http://terrasimbarragemnao.blogspot.com/

Leia mais…