27.10.06

O Rio de Janeiro continua lindo...

Sou obrigado a reafirmar que o Rio de Janeiro é uma cidade deslumbrante. Não é à toa que já foi alvo principal de muitos estrangeiros que viam na cidade um local aprazível para viver.

Do alto do Morro de Santa Tereza estou diante de três dos maiores atrativos turísticos dessa cidade e do Brasil. Hoje reafirmo que a cidade é deslumbrante, tem um charme mágico e uma energia muito forte. Mas daqui do alto, com o Pão de Açúcar à frente e o Cristo Redentor ao lado, as desigualdades estão debaixo do meu nariz.

O terceiro atrativo? Os morros cariocas. Eles estão permeados pela cidade. Aqui, como em poucos lugares do mundo, as diferenças sociais são literalmente vizinhas. Dividem muros.

Estou certo agora de que o Rio de Janeiro é um complexo paradoxo. É uma grande cidade que em muitos pontos não tem ar de cidade grande. A pobreza está lado a lado com a riqueza exacerbada. O Parque Nacional da Tijuca, a trinta minutos do centro da cidade, possibilita um contato com a natureza que os habitantes de São Paulo por exemplo, nem sonham em ter.

Vou ficar nessa visão simplista e superficial. Mas após cinco dias aqui, depois de anos sem visitar esta cidade, corroboro com a canção: "O Rio de Janeiro continua lindo".

No comments: